domingo, outubro 03, 2010

Fernando Alonso



Dando continuidade ao nosso especial com os cinco postulantes ao título hoje teremos Fernando Alonso em pauta. Aquele que é “Faster than you and than anyone”.
Fernando Alonso Díaz (29 anos) é o bicampeão mais jovem da história da F-1 e é considerado pelos críticos o melhor piloto da atualidade. Está na sua quarta luta por um título mundial. Venceu os campeonatos de 2005 e 2006. Em 2007 ficou apenas 1 ponto do tão sonhado terceiro título e está tendo, nesta temporada, a segunda chance de lutar pelo “Tri”.

Carreira na F-1:*
Alonso estreou na F-1 em 2001 pela Minardi. Em 2002 foi o piloto de testes da Renault. A partir de 2003 passou a ser titular na  equipe francesa e, já neste ano, com apenas 22 anos, foi o mais jovem piloto a vencer uma corrida e o mais jovem a marcar uma pole (recordes, estes, superados pelo piloto alemão Sebastian Vettel em 2008). A precocidade de suas conquistas voltou a impressionar em 2005. Com apenas 24 anos conquistou seu primeiro título mundial. Na temporada seguinte sagrou-se bicampeão num campeonato extremamente disputado com o heptacampeão mundial Michael Schumacher. Em 2007 transferiu-se para a Mclaren. Após um ano com quatro vitórias, 12 pódios, muitas polêmicas, e desentendimentos Alonso acabou optando por voltar para a Renault . Em 2008 conseguiu, na medida do possível, fazer um ótimo campeonato com um equipamento limitado. Conquistou duas vitótias e foi o piloto que mais marcou pontos na segunda metade do campeonato daquele ano. 2009 ficou marcado como o ano em que teve seu pior resultado desde que se tornou piloto da Renault (fruto do limitadíssimo R29.) Em 2010, depois de muitas especulações , transferiu-se para a equipe Ferrari e já está enlouquecendo os tifosi.
Sua carreira em números:
153 Gps disputados;
20 Poles (13,07%);
60 Pódios (39,22%);
17 Voltas rápidas (11,11%)
768 pontos conquistados;
25 vitórias (16,34%) - superado neste quesito apenas por Jackie Stewart, Nigel Mansell, Ayrton Senna, Alain Prost e Michael Schumacher;
2 títulos mndiais (2005 e 2006).

Temporada 2010:

Alonso é o atual vice-líder do campeonato (191 pontos) - 11 pontos atrás do líder Mark Webber. Venceu quatro corridas até aqui (Bahrein, Alemanha, Itália e Cingapura), conquistou dois segundos lugares (Espanha e Hungria), um terceiro lugar (Canadá), chegou na quarta posição em duas ocasiões (Austrália e China), conquistou a sexta colocação em Mônaco e dois oitavos lugares (Turquia e Valência - GP da Europa). e teve três abandonos ao longo da temporada.

É o piloto que mais marcou pontos desde o GP da Alemanha. Fernando teve uma primeira parte do campeonato muito irregular fruto de erros próprios (algo incomum olhando pelo retrospecto de sua carreira) e erros cometidos pela própria equipe.




Essa temporada está sendo marcada também pela superioridade de Alonso em relação ao seu companheiro de equipe - Felipe Massa. Na classificações Alonso largou na frete de Massa em 11 oportunidades, Felipe em apenas 4. Os mesmos dados puderam ser evidenciados ao analisar as voltas rápidas nas corridas de ambos. Fernando concluiu 9 corridas à frente do seu companheiro de equipe, enquanto que, Massa chegou à frente de Alonso em 5. Essa diferença de desempenho entre Alonso e Massa já foi destaque de inúmeros debates na temporada. Alonso além de ser um piloto fantástico é extremamente centralizador e na sua primeira temporada na equipe italiana já conquistou a confiança do time. Tanto é que desde o polêmico GP da Alemanha ficou claro em quem eles realmente apostam...

Curiosidades:


  • Alonso foi o único piloto a marcar “Hat Tricks” nesta temporada. Foram duas ao todo – GP Monza e GP Cingapura. Sendo que em Cingpura há o adicional de que ele liderou todas as voltas da corrida;
  • É o piloto com o maior número de voltas rápidas na temporada (4 no total);
  • É o piloto que mais fez ultrapassagens neste campeonato até o GP de Monza. 38 no total contra 30 de Hamilton segundo colocado nessa estatística. Em contraposição, é o terceiro piloto que mais perdeu posições na primeira volta (22 no total). O que fica claro com essas informações é que no quesito largada Alonso deixa a desejar, ao mesmo tempo, vale ressaltar seu poder de reação nas corridas. Não é por acaso que Alonso é líder no número de ultrapassagens.



Porque acreditamos que Alonso será o campeão da temporada 2010:


  • A grande evolução e um melhor desempenho do F-10;
  • Não há disputa interna na Ferrari;
  • É o mais experiente dos postulantes ao título;
  • … e ele pode não ter o melhor carro nas mãos, mas Alonso é Magic!



    *Os dados estatísticos deste post foram baseados nas informações dos seguintes sites: http://www.gpguide.com/Default.aspx e http://www.cliptheapex.com/

Carol

3 comentários:

Faster Than You disse...

Carol!!!!! amei o seu poste e todas essas informações sobre o nosso muso , isso sim é uma foto "enlouquecedora"(hahahaha), mas enfim...maior número de ultrapassagens(uhuuuuuu)e grande capacidade de recuperação!!!! eu acreito no título sim!!!! e que venha o Japão!!!
bjs Lili

Steffany Campos disse...

Com esses números e dados tenho a certeza que Fernando é o principal candidato ao título.Adorei seu post Carol!

Bjus,Steffany

Faster Than You disse...

Dedinhos cruzados Meninas!