sábado, outubro 02, 2010

Mark Webber

Mark Webber Mark Webber of Australia and Red Bull Racing is seen in his team garage during previews to the Australian Formula One Grand Prix at the Albert Park Circuit on March 26, 2009 in Melbourne, Australia.  (Photo by Mark Thompson/Getty Images) *** Local Caption *** Mark Webber
A carreira

O australiano Mark Webber, nasceu  em 27/08/1976 ,  foi piloto de testes na Arrows e na Benetton ,começou sua carreira na  fórmula 1 como piloto titular  na Minardi em 2002 no GP da Austrália, chegou na  5ª colocação na sua corrida de estreia o que lhe proporcionou que seu contrato  fosse esticado até o fim da temporada, correu em 2003 e 2004 na Jaguar ,  em 2003 tinha um carro bastante limitado, mas conseguiu pontuar em sete corridas, o que lhe rendeu no fim do ano o título de melhor piloto concedido pela revista autosport. Em 2005 e 2006 defendeu a equpe willians, no primeiro ano subiu ao pódio pela primeira vez em sua carreira no GP de Mônaco em 3º lugar e pontuou na maioria dos GPs disputados, porém no ano seguinte teve muitos problemas nos motores e não conseguiu completar muitas corridas prejudicando assim o seu rendimento.
Em 2007 começa sua carreira na Red Bull  e em 2009 conquista sua primeira pole no GP da Alemanha e também sua primeira vitória, 28 anos após a vitória de um australiano na categoria.
Mark disputou 153 Grandes Prêmios, fez seis poles, 18 podios, 6 vitórias e 371,5 pontos e ainda não tem título mundial


 Retrospectiva no campeonato 2010

Atual posição: 1º lugar com 202 pontos, 5 poles, 4 vitórias, 314 voltas na liderança e duas voltas mais rápidas nas corridas da Austrália e da Malásia

Grande Prêmio do Bahrein

começou o campeonato apagado por seu companheiro , tanto na qualificação quanto na corrida, largou em sexto e terminou na oitava posição.

Grande Prêmio da Austrália

conseguiu uma segunda colocação no grid , mas largou mal ,se enroscou com Hamilton em diversos momentos , fez muitas besteiras, mas conseguiu terminar a corrida na zona de pontuação em nono lugar.

Grande Prêmio da Malásia

conseguiu sua primeira pole da temporada no treino classificatório com chuva, mas na corrida foi ultrapassado por seu companheiro de equipe e terminou com a segunda colocação.

Grande Prêmio da China

largou em segundo, levou um chega para lá de Hamilton em uma das relargadas, foi prejudicado pela chuva, estratégia e situações de corrida, terminou a prova na oitava colocação.

Grande Prêmio da Espanha

largou na pole, a RBR sobrava mais uma vez na pista, vence sua primeira corrida da temporada, sem dificuldades e  sem ser incomodado por seus oponentes.

Grande Prêmio de Mônaco

crava a segunda pole consecutiva dessa vez no circuito mais cobiçado pelos pilotos, fez valer a sua pole e venceu a corrida de ponta a ponta e finalmente a equipe consegue converter sua supremacia em pontos , colocando seus dois pilotos na liderança do mundial, porém com uma vantagem para Webber pelo número de vitórias.

Grande Prêmio da Turquia

larga novamente na pole, mas em uma arriscada manobra de ultrapassagem de Vettel, o alemão toca no seu carro e o australiano acaba caindo para a terceira colocação, a partir daí surge a primeira polêmica na Red Bull com a indisposição entre os seus dois pilotos, a lambança rendeu bons frutos a Mclaren que terminou a frente com seus dois carros.  briga interna a vista!!!!!

Grande Prêmio do Canadá

em um GP muito emocionante, com diversas ultrapassagens, o australiano sofreu muito com os pneus na pista ondulada de Montreal e terminou a corrida na quinta posição.

Grande Prêmio da Europa

Além de largar mal e perder várias posições,  ao tentar uma ultrapassagem se envolve em um grave acidente subindo no carro de Kovalainen, capotando e batendo na proteção dos pneus, assim Webber abandona sua primeira prova do ano, mas felizmente sai ileso da situação.

Grande Prêmio da Inglaterra

nesse GP a polêmica começa no treino classificatório, quando Webber se sente prejudicado pela Red bull ao não ser concedido a ele o mesmo equipamento do seu companheiro de equipe, larga na segunda colocação e trava uma disputa apertada com Vettel na qual leva a melhor e ao final da corrida obviamente não perdeu a oportunidade de dar uma sacaneada e manda a ótima frase " nada mal para um segundo piloto"

Grande Prêmio da Alemanha

 essa polêmica corrida ,serviu para tirar o foco de cima dos problemas internos da Red Bull, Webber largou em quarto fez uma largada ruim e terminou a corrida na sexta posição

Grande Prêmio da Hungria

O australiano andou forte, apostou em uma ótima estratégia e foi ajudado com a punição de Vettel, essa grande vitória o põe na liderança do campeonato.

Grande Prêmio da Bélgica

largou na pole, teve problemas na largada com o câmbio e caiu diversas posições, graças a lambança de Vettel que colidiu com Button,  sua paciência e boa estratégia se colocou de volta na corrida e terminou ainda no segundo posto.

Grande Prêmio da Itália

novamente larga mal, segunda corrida consecutiva, mas conseguiu recuperar algumas posições, travou um bom duelo com Michael Schumacher e ao final chegou na sexta posição. após um erro infantil de Lewis Hamilton reassumi a liderança do campeonato.

 Grande Prêmio de Cingapura

se o Australiano deixou muito a desejar no treino classificatório saindo apenas na quinta posição, na corrida adotou uma estratégia ousada , sendo o único dos ponteiros a fazer a troca de pneus precocemente aproveitando a  primeira entrada do safety car, forçou bastante, conseguiu ultrapassagens e poupou pneus quando necessário, com essa atitude cerebral, aliada a sorte que não tem lhe abandonado, Webber terminou a corrida na terceira posição e continua firme e forte na liderança do campeonato.

conclusão:

a verdade é uma só, dentre os cinco pilotos que estão disputando o título hoje, no início do campeonato Webber era o menos acreditado, porém o australiano tem mostrado que sabe ser rápido e constante e principalmente aproveitar o carrão que tem nas mãos, deixou a pressão para o seu jovem e "possível estrela", companheiro de equipe e vem se impondo nas pistas, na sua equipe e no campeonato.

bjs Lili 

2 comentários:

Steffany Campos disse...

Lili que foto maravilhosa!Adorei conhecer um pouco mais da história de Weber,sem dúvida um fortíssimo candidato ao título!
Bjuss,Steffany

Unknown disse...

Lili, Webber, no auge da sua maturidade, está sem dúvida, no melhor momento da sua carreira. Nunca o achei brilhante e continuo não achando. Tem o melhor carro nas mãos, teve um único abandono na temporada até aqui, está sendo super consistente.

O Aussie ganhou uns pontinhos comigo nesta temporada pela maneira como ele se impôs na equipe energética. Está fazendo um ótimo campeonato o danado. Por isso, acho que ele mais do que merece o vice.

P.S.: Steffany, a Lili arrasou na escolha da foto, né? De perto o Aussie é até bonitão mesmo (agora acho que enlouqueci de vez mesmo!).