terça-feira, outubro 05, 2010

Sebastian Vettel

Sebatian Vettel, nasceu em 3 de julho de 1987 em Heppenheim, Alemanha. Aos 7 anos já estava correndo de kart. Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Européia e passou a despertar interesse da BMW, onde em 2006, passou a realizar testes. Sua estréia na Fórmula 1 aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos em 2007, quando substituiu Robert Kubica. Vettel terminou a corrida na oitava posição, conquistando o primeiro ponto da carreira na categoria.
Ele começou como titular na Toro Rosso em 2007. Em 14 de setembro de 2008 venceu o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipe Toro Rosso.
Em 2009 passou a competir pela sua atual equipe RBR. E, diante a sua performance, em 19 de novembro de 2009, Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa "Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.

Tão novinho e tantos recordes...

- Aos 19 anos tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1;
- o mais jovem a ser multado pela FIA, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, em sua primeira corrida;
- a pontuar em sua corrida de estréia no Grande Prêmio dos EUA;
- o quinto mais novo a largar em um Grande Prêmio de Fórmula 1;
- a vencer um Grande Prêmio e,
- a ser vice-campeão.

Os números falam por sua carreira, desde que entrou para a F1 foram:

- 58 GP’s disputados;
- 12 poles;
- 16 pódios;
- 7 vitórias;
- 306 pontos;
- vice campeão;
- 1º GP foi em 2007 nos EUA;
- 1º Pole, na Itália em 2008;
- 1º Pódio também na Itália em 2008;
- 1º Vitória, Itália, 2008;
- 1º Pontos USA, 2007.

Participação em 2010
 
O ano começou e tende a terminar bom para os pilotos da RBR. O carro mesmo apresentando problemas no ínicio do ano, mostrou-se superior aos demais.

Retrospectiva 2010


No GP do Bahreim, após ter conquistado a pole no sábado e ter tido uma boa largada, Vettel enfrentou problemas com o carro e precisou suar para conseguir defender sua posição de um certo loirinho que vinha logo atrás. Pois é, mesmo com o Rosberg em sua cola ele conseguiu manter a 4ª posição.
GP da Austrália, com outra pole, ele estava sobrando na pista até seu carro apresentar problemas novamente.
GP da Malásia, largou em segundo e, após uma boa largada ultrapassou seu companheiro de equipe, conquistando assim, sua primeira vitória do campeonato.
GP da China, pole novamente mas, a disputa entre ele e Hamilton estava acirrada. Os dois pararam na mesma volta, o que gerou alfinetadas pelo rádio no pit stop. A corrida foi emocionante, com muitas ultrapassagense estratégias, Vettel termina em 6º e as Mclarens riem melhor com dobradinha, primeiro e segundo lugar do pódio.
GP da Espanha, dessa vez ele largou em segundo mas perdeu a posição para Hamilton durante seu pit stop, que foi muito lento. Para piorar teve problemas no pneu e perdeu a posição também para Alonso, no final com o abandono de Lewis conseguiu recuperar a terceira posição.
GP de Mônaco, largando em terceiro foi o único agressivo na largada, arrematando a 2ª posição de Kubica, daí para frente fez uma corrida tranqüila e fechou a dobradinha dos touros energéticos.
GP da Turquia, em uma tentativa arriscada de ultrapassar seu companheiro de equipe, Vettel se enrosca com o australiano jogando a corrida no colo de Hamilton e Buton que fizeram a segunda dobradinha da Mclaren. Sebastian abandonou a corrida e ainda chamou Weber de louco através de gestos. Isso deu o que falar.
GP do Canadá, os Red Bulls começaram a corrida com pneus macios e foram bem prejudicados devido a alta temperatura e ondulações da pista. A Mclaren adotou a estratégia oposta e conseguiu mais resistência dos pneus e, com isso, cravar uma dobradinha. Vettel terminou a prova na 4ª colocação.
GP da Europa, em uma corrida que teve a monotonia quebrada pelo acidente de Webber, Vettel teve uma vitória segura em Valência. Apesar das duas disputas fortes que precisou ter com o Hamilton, uma na largada e outra no pit lane. Mas, no final, deu tudo certo.
GP da Inglaterra, após mais uma pole, Vettel tem sua corrida comprometida logo na largada em uma disputa com Webber, onde fura o pneu e vai parar em último. Após uma boa corrida de recuperação termina em 7º. A corrida termina com uma grande indisposição dos pilotos da Red Bull, devido a suposta preferência da equipe pelo Sebastian.
GP da Alemanha, nesse GP a polêmica coube a Ferrari, assim como o domínio da prova. Vettel que havia largado na pole, ficou com a 3ª posição do pódio e o lugar de coadjuvante na entrevista coletiva.
GP da Hungria, mais uma pole para Vettel, que fazia uma ótima corrida até ser punido. Fica com a terceira colocação e, frustrado diz não ter entendido o motivo da punição. Solta ainda uma de suas pérolas... “Na corrida passada, quebraram as regras e não aconteceu nada.” Referindo- se as ordens da equipe Ferrari no GP da Alemanha. Para completar, vê seu companheiro assumindo a liderança do campeonato.
GP da Bélgica, a corrida de Spa como sempre foi marcada pela imprevisibilidade do tempo gerando vários acidentes, pits para troca de pneus e safety car. Após Button voltar mais lento de um pit stop e começar a segurar a fila de pilotos atrás dele, Vettel começa a pressioná-lo e perde o carro na freada, acertando a lateral do carro do inglês, tirando- o da corrida. Após o incidente, o alemão vai para os boxes e consegue retornar a corrida depois de trocar o bico que havia sido danificado. Mas, mais tarde foi punido com um drive throught.
GP da Itália, essa foi a primeira corrida do ano em que não se colocou uma Red Bull na 1º fila no grid de largada. Vettel teve dois momentos marcantes, o primeiro ao ter problemas no freio, suspeitava que era o motor, seu companheiro de equipe o passou, levantando a suspeita de jogo de equipe. Seu segundo momento na corrida foi ao fazer seu pit stop obrigatório na última volta e conseguir roubar as posições de Webber e Rosberg, terminando a corrida na 4ª colocação.
GP de Cingapura, Vettel estava sobrando no treino classificatório mas, perdeu a pole para o Alonso ao cometer um erro em sua volta rápida. Na largada, não conseguiu ultrapassar o espanhol. Andou rápido a corrida toda mas, cauteloso resolveu aguardar por um erro de Fernando, o que não aconteceu. E dessa forma, terminou a corrida em 2ª lugar.

O Vettel começou o ano, a Promessa da temporada e a grande esperança de sua equipe, mas com falta de sorte e pouca experiência o jovem piloto se deixou abalar e tem cometido muitos erros e falado muitas bobagens, ainda está entre os cinco prováveis e o seu talento é inegável e seu carro bem já não é mais de outro mundo, mas ainda é o melhor, portanto essas quatro corridas vão esquentar os nossos domingos e nos proporcionar muitas emoções. e que vença o melhor!!!!! e nós sabemos bem de quem eu estou falando.
 
bjs Bia.

2 comentários:

Unknown disse...

Bia, seu texto sobre Vettel ficou muito bom. Parabéns.

Esse menino é realmente danado. Talentoso e carismático. Mas, o que eu gosto mesmo são de suas "Vetteladas" (rs)!

Steffany Campos disse...

Vettel é sem dúvidas um bom piloto,mas as vezes fala demais e erra muito.Parabéns pelo post Bia!

Bjuss,Steffany