sexta-feira, setembro 10, 2010

Grande Prêmio da Itália

Depois do julgamento da Ferrari, liberação das novas regras da FIA e calendário da temporada de 2011, a Fórmula 1 desembarca na Itália para mais um GP que promete ser emocionante. Para a Ferrari a tarefa vai se dificil, a equipe precisa deixa para trás os erros cometidos em Spa para quem sabe assim continuar na luta pelo campeonato. Já na Red Bull a situação é outra, Mark Webber nesta semana chegou a declarar que a escuderia não seria tão competitiva  assim no circuito de Monza. Eu até chegaria a dizer que a RBR aos poucos vai se distanciando do caminho que leva ao campeonato.
Entretanto, na Mclaren a situação é outra com Hamilton liderando o campeonato, Button seguindo por perto e sem falar no mundial de construtores em que a diferença é minima entre a Mclaren (329 pontos) e Red Bull (330 pontos). Enfim, o GP de Monza vem aí repleto de expectativa das equipes e nós Fórmula 1 Maníacos.

Dados técnicos:

Cidade/País: Monza/Itália
Número de voltas: 53 voltas (306,720 km)
Recorde da pista: Rubens Barrichello - 1min21s046 (2004)
GPs realizados no circuito até 2009: 59
Capacidade: 115 mil pessoas
Tipo de Asfalto: liso
Desgaste de freio: alto
Desgaste de pneu: médio
Idioma: Italiano

O acerto dos carros é feito com pouquíssima asa, para que haja o menor arrasto aerodinâmico possível nos longos trechos em reta. Isso deixa os carros instáveis nas freadas, mas no fim das contas o sacrifício acaba compensando.

Monza

Um templo do esporte a motor, o autódromo de Monza foi inaugurado na década de 1922, sendo palco, desde então, de muitas corridas e histórias memoráveis. Nos anos cinquenta, a construção de um circuito oval complementar ao traçado de alta velocidade tornou a pista italiana ainda mais ameaçadora para os pilotos. Hoje este trecho está aposentado, mas o traçado cheio de retas longas e curvas de alta que recebe a Fórmula 1 desde a primeira temporada ainda sobrevive. Com o tempo, ele foi ganhando algumas variantes para amenizar as médias de volta assustadoras atingidas nos anos setenta. Por ser também o palco onde a Ferrari corre em casa, Monza recebe a fanática torcida italiana – os chamados “tiffosi” – que colorem as arquibancadas e invadem a pista ao final de cada evento, seja qual for a categoria. O traçado não tem muito mistério, exigindo mesmo resistência e potência dos carros.

Curva 1 - Variante Del Rettifilio 1º curva
Curva 2 - Variante Del Rettifilio 2º curva
Curva 3 - Biassono
Curva 4 - Variante Della Roggia 1º curva
Curva 5 - Variante Della Roggia 2º curva
Curva 6 - O piloto ganha velocidade para a Di Lesmo
Curva 7- Di Lesmo
Curva 8 - Variante Ascari 1º curva
Curva 9 - Variante Ascari 2º curva
Curva 10 - Variante Ascari 3º curva
Curva 11 - Parabólica


Ganhadores ( 5 últimos )

2009      Rubens Barrichello - 1:16:21,706s - 241,243 km/h
2008     Sebastian Vettel - 1:26:47,494s - 212,253 km/h
2007     Fernando Alonso - 1:18:37,806s - 234,047 km/h
2006     Michael Schumacher - 1:14:51,975s - 245,814 km/h
2005     Juan Pablo Montoya - 1:14:28,659s - 247,096 km/h


Fatos e Fotos

-Monza é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 122.263 (2004)habitantes. Estende-se por uma área de 33km².
- Monza é conhecida por seu estilo românico gótica


 Ana ;)

3 comentários:

Faster Than You disse...

empolgadíssima com esse GP, praticamente nossa última chance...fora que é na Itália ÔOOOO lugar lindo e atualmente nossa casa, adorei conhecer um pouquinho mais desse circuito, muito bom Ana.
beijos e um bom dia para todos.
Lili

Faster Than You disse...

Vlw Lili... rs

Infelizmente não achei muitos dados sobre Ferrari-monza :/

Faster Than You disse...

Ana!!! Adorei conhecer mais um pouquinho sobre Monza. Muito bom. Beijos, Carol.