domingo, outubro 31, 2010
O tão esperado circuito de Interlagos!
No dia 12 de maio de 1940 foi inaugurado o autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace), localizado no bairro de Interlagos, São Paulo, Brasil. É um dos poucos circuitos fora dos EUA com sentido anti-horário e, atualmente, o único da América Latina.
Na inauguração, o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos! Quase o tempo que os pilotos levam hoje para completar toda a prova que tem...umas 62 voltas.
Em 1972 houve o primeiro grande prêmio de F1 sem contar pontos para o campeonato.
O autódromo passou por diversas obras e alterações da pista até chegar ao modelo que temos hoje. Foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
Curiosidades da Pista:
Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
Curva "S" do Senna.Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.
Últimos ganhadores:
2005 - Juan Pablo Montoya (Mercedes)
2006 - Felipe Massa (Ferrari)
2007 - Kimi Raikkonen (Ferrari)
2008 - Felipe Massa (Ferrari)
2009 - Mark Webber (RBR)
Interlagos que nos aguardem...a pouco menos de uma semana estaremos ai!!! E não posso negar que a expectativa de pisar no autódromo já é imensa!
Bjs, BIA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
ai ai ai...está chegando a hora!!!! esse circuito é maravilhoso e as corridas por lá são sempre inesquecíveis, esses ano com certeza não será diferente.
bjs Lili
Bia, ótimo post sobre o Autódromo de Interlagos. Só espero que dessa vez Alonso fique bem longe dos trapalhões Trulli e Sutil e que possamos ser tri já em Interlagos. Beijos.
Ah...Carol nem me lembre desse fato!! Esse ano tudo será diferente, tenho certeza! rssrsrs
Bjs,Bia
Postar um comentário